26.05.2021

"Portugal Auto Cluster for the Future"

Inovação
portugalautoclusterforthefuture_
Projeto "Portugal Auto Cluster for the Future"

Iniciado em julho de 2020, o projeto “Portugal Auto Cluster for the Future” (PAC). Este é um projeto mobilizador com duração de 36 meses, apresenta um consórcio, formado por 9 entidades empresariais e 12 entidades não empresariais, dotado de competências científicas e tecnológicas capaz de atingir os objetivos propostos.

Alinhado com o plano de ação do Cluster Mobinov | Cluster Automóvel Portugal visa o desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias – produtos e processos – identificadas como críticas para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro.

 

O Projeto está dividido em 6 PPS nas seguintes áreas core:

  • PPS1 – Novas arquiteturas de veículos do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos conceitos e novas formas de desenvolvimento e validação de produtos, tendo em conta as tendências do automóvel conectado, elétrico e autónomo.
  • PPS2 – Interiores do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente, seguindo a tendência de thrid living space.
  • PPS3 – Estruturas e exteriores de futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente as estruturas.
  • PPS4 – Tecnologias de sensorização e conectividade: Capacitar a indústria para novas competências na área da conectividade e sensorização.
  • PPS5 – Tecnologias de produção flexível e digital: Desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias, metodologias e processos para a transformação digital do cluster automóvel nacional, no contexto da indústria 4.0.
  • PPS6 – Gestão, coordenação e disseminação: Garantir a gestão e coordenação do Projecto PAC, nomeadamente na vertente de gestão técnico-científica, administrativa e financeira e, ainda, de divulgação ampla e demonstração dos resultados.

 

No caso especifico da Microplásticos está envolvida no PPS2 especificamente na Integração de etiquetas conformáveis com eletrónica híbrida, em processos de overmoulding, de estruturas 3D.

Notícias

Voltar para

Feed de notícias